sexta-feira, 1 de abril de 2011

Um Profeta em Busca de Respostas

Por Taciano Cassimiro

Habacuque foi um profeta contemporâneo de Jeremias, seu nome significa abraço. Seu ministério foi exercido durante os primeiros anos do rei Jeoaquim 609-597 A.C, que foi capturado e levado cativo para Babilônia, Império Dominante. Segundo alguns comentaristas Habacuque era ligado aos serviços do templo, podendo ter sido um dos músicos.

Habacuque era um profeta diferente de seus antecessores e dos que vieram depois. O profeta não trouxe uma mensagem messiânica, em nada contribuiu para revelação progressiva de Deus na historia. Porém, podemos afirmar com segurança que ele era um profeta ousado, questionador e preocupado nas questões sociais de seu povo. Habacuque nos ajuda a entender que " fé e razão" podem andar lado a lado.

Habacuque era um profeta em busca de respostas. Via a opressão dos fortes sobre os fracos, dos ricos sobre os pobres, dos reis sobre os súditos, a destruição e a violência era aferido diariamente pelo profeta. Habacuque queria entender o porquê de tantos sofrimentos, de tantas tribulações. E ATÉ QUANDO as coisas continuariam desse jeito.

Nessa busca de respostas, ele:

Primeiramente diz , ATÉ QUANDO? O profeta questiona o próprio Deus. Porém, seu questionamento é fruto de um coração sincero, honesto e piedoso. Em nenhum momento coloca em cheque a soberania de Deus, tão costumeiro em nossos dias. Homens que dizem que colocam Deus na parede e pegam em sua beca e ordenam Deus fazer o que desejam. Habacuque não é assim, questiona, clama e grita, por saber que Deus tem uma resposta para o seus ATÉ QUANDOS, assim como tem resposta para os seus.

Em seguida Habacuque "escuta", pois, Deus estava em silêncio. Mesmo o profeta clamando, Deus nada respondia. Deus em sua soberania nos responde, quebra o silencio quando quer, e foi isso que aconteceu. Deus rompeu o silêncio, falou com o profeta e, mostrou que a obra que estava por fazer era maior, do que a desejada por Habacuque. E é sempre assim, Deus sempre faz as maiores coisas, alem daquilo que pedimos ou pensamos. Habacuque entendeu que o silencio de Deus diante de seus “ATÉ QUANDOS”, na verdade, era o momento da preparação de uma grande ação, de uma grande benção na história do seu povo.

Finalmente depois de obter as respostas de Deus e entender que o Senhor executa seus planos no tempo determinado, restando ao profeta esperar o seu agir. Habacuque louva, glorifica a Deus pelo que ELE É E FAZ. O profeta que em nenhum momento questionou a justiça, a bondade e sua santidade, revela que sua esperança está no Senhor, pois, o Senhor é o seu SALVADOR E A SUA FORTALEZA.

Muitas vezes apresentamos nossos “ATÉ QUANDOS?” diante de Deus por causa das tribulações que enfrentamos, das injustiças que contemplamos e, sofrimentos que passamos ou vemos os filhos de Deus passarem. 

Precisamos aprender três lições básicas:

1.      1. Deus tem respostas para os nossos “ATÉ QUANDOS?”. Ele escuta nosso clamor, questionamentos sinceros, e conhece nossa incapacidade de entender como é o seu AGIR.

2.               2. O silêncio de Deus não é sinal de apatia ou descaso de sua parte. É indicio de que Ele está preparando uma grande ação em nossas vidas.

3.           3.  Os planos de Deus só serão realizados no tempo, no tempo determinado e estabelecido por Ele. Então devemos esperar com paciência, louvar, adorar e glorificar pela sua fidelidade e, certeza de sua ação abençoadora e salvadora na historia do seu povo, na sua historia.


ORAÇÃO: Deus Todo-Poderoso, é verdade, que por causa de tantas tribulações, haja de nossa parte muitas perguntas. Perdoa a nossa limitação e incapacidade de entender o teu agir. Porém, mesmo diante de nossas fraquezas confiamos em Ti, e sabemos que tens respostas para nós, que virar no tempo determinado, no teu tempo, de acordo com tua vontade o Senhor agirá. 
Soli Deo Gloria !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...